Plano de Marketing: entenda por que é importante estudar antes de montar o seu!

Veja como um estudo de qualidade, pode deixar seu plano de marketing com um custo menor e muito mais eficiente.

Quando uma empresa monta seu plano de marketing, ela está totalmente relacionada com a estratégia de vendas  e procura estabelecer a maneira como irá vender o produto/serviço com a finalidade de converter em ações as estratégias estabelecidas. Para isto, se leva em conta os 4P’s do marketing: Produto – Preço- Praça(distribuição) – Propaganda. Porém, embora esses conceitos estejam sempre em mente, para quem trabalha com marketing em uma empresa, existe a necessidade de nunca parar de pesquisar e estudar, antes de montar seu plano de marketing.Vamos então a algumas dicas sobre como isso é importante, e pode e deve ser melhorado.

CONHEÇA O MERCADO

Quando se fala em estudar marketing, não falamos somente de pegar um livro teórico de algum guru da área do marketing. É preciso ir além e estudar o mercado. Estudar seus concorrentes, como agem em seus planos de marketing, que ações eles costumam fazer, que erros eles cometem e que você não quer repetir em seu plano. Seus concorrentes podem ser uma excelente fonte de idéias, não que você tenha de plagiar todas as suas estratégias, mas pode se inspirar e evitar seus erros.

Um outro enfoque importante, é monitorar para onde esses concorrentes estão indo, quais são seus próximos passos? Que tipo de estratégia futura eles anunciaram no mercado ultimamente? Isso pode lhe dar um norte de onde você deve se focar.

DIVERSIFIQUE SUAS PESQUISAS

Conforme citei acima, não se atenha aos mesmos medalhões do marketing de sempre, novas pessoas empreendedoras, com novas ideias eficientes surgem a todo instante. Além disso, pesquise em outras mídias como as enciclopédias online, o Google academico, Wikipedia, sites científicos e de mercado, entre outros locais.

Um outro meio que anda meio esquecido, são as revistas em formato físico sobre marketing, que sempre trazem matérias com novas tendências, novas oportunidades, e que se você não acompanha com certeza perderá espaço para os concorrentes.

CONHEÇA NOVAS MÍDIAS

Redes sociais, tablets, totens de informação: cada dia mais e mais mídias, só expandem os meios por onde seu plano de marketing pode se propagar. Sendo assim, mande para longe qualquer pensamento arcaico quanto a se adaptar a novas tecnologias. Se seu plano de marketing despreza tais tecnologias, corre o risco de fazer com que seu resultado seja pífio e com um custo que não se justificará, já que não gerará resultados para seu negócio. Não é necessário se deslumbrar com as novas mídias, mas pensar em como agrega-las ao seu plano é primordial para o sucesso do seu plano.

CONCLUSÃO

Bom caros leitores, espero que tenham gostado dessas idéias, e que tenha ajudado com que você elabore seu plano de marketing e obtenha sucesso na implantação do mesmo.Dúvidas e sugestões, podem deixar nos comentários, obrigado ao Arlindo Armando pela oportunidade do guest post e espero que vocês leitores tenham curtido!

Nota do autor. O post do amigo Almy ficou sensacional, e realmente vai lhe auxiliar a montar seu plano de marketing. Para ajudar nesta etapa, aconselho fortemente a leitura do livro abaixo, basta clicar na imagem para comprar ele na livraria Saraiva. Vale realmente a pena 😉

Livro plano de marketing

Arlindo

Website:

1 Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *