Aproveitamento de Novos Nichos

Encontrar um nicho pouco explorado ainda é uma tarefa difícil, mas não é impossível. Isso acontece pelo fato de que a cada novo produto lançado surge juntamente com ele novas necessidades e que se visualizadas rapidamente podem torna-se oportunidades de ganho. Vamos partir para exemplos, onde vocês leitores poderão entender melhor como aproveitar novos nichos.

Quando surgiu os Tablets, houve uma evolução ainda maior do mercado de eletrônicos que tinha iniciado um pouco antes com o lançamento do iPad da Apple. Todas as empresas encantadas com o produto criado pelo grande visionário Steve Jobs, resolveram aderir a esse novo mercado trazendo o seu produto que se baseava em um produto modelo para os demais.

A partir daí, várias empresas se voltarão para o nicho de aparelhos móveis, com tecnologia inovadora e um mercado cada vez mais promissor. Por enquanto só citei grandes empresas e irei agora citar formas de aproveitando de novos nichos que pequenas empresas ou até mesmo uma pessoa, no caso você, pode utilizar para entrar no mercado:

MANUTENÇÃO DE PRODUTO

Quando surge um produto novo, no caso do exemplo que estamos abordando os tablets, eles vão necessitar de manutenção, seja pequenos problemas ou algo mais complexo, mas que necessita de alguém especializado para o concerto.

novos nichos

INFORMAÇÕES SOBRE O PRODUTO

Seja qual for o produto é importante que existam informações sobre ele em algum lugar. Aproveitando essa necessidade para torná-la uma oportunidade, empresas ou pessoas criam cursos, sites ou blogs com detalhes do produto, informações e até manuais para melhor utilização do que foi comprado.

GADGETS

Gadgets ou ferramentas facilitam e trazem novas formas de uso de um produto. As funcionalidades obtidas com elas podem ser dezenas e quando usadas diminuem o tempo gasto em certos processos. A facilidade também de utilização é outro ponto forte.

LOJA VIRTUAL OU FÍSICA

Outra grande oportunidade que surge com o aparecimento de um novo produto são as lojas virtuais ou físicas para venda do produto. Muitas pessoas ainda compram em lojas físicas por acharem mais seguro e ao mesmo tempo por tocarem no produto, receberem na hora e devido o contato visual. As lojas virtuais já são uma modalidade nova e que a cada dia ganha mais adeptos, é rápido e ágil também comprar por uma loja virtual e vários programas e sistemas de pagamentos proporcionam uma segurança na hora da compra. Busque fornecedores e crie uma loja para competir no mercado aproveitando essa nova oferta e nova demanda.

OUTRAS UTILIDADES

Por mais que um produto tenha uma utilidade principal, ele pode possuir dezenas de utilidades secundárias que ainda não foram nem pensadas. Isso graças a essa nova gama de produtos que buscam ser um complemento de atividades exercidas pelo consumidor. É o caso dos tablets que não surgiu apenas como uma nova categoria de produtos eletrônicos (entre iPhone e Notebook, como no caso do iPad), mas como um objeto que possa ser utilizado com diversas finalidades, uma experiência digital que juntamente com os aplicativos criam várias formas de uso.

O aproveitamento de novos nichos é uma tarefa difícil e rentável, quando bem explorada é fonte de lucro, de oportunidades, de crescimento e também de empregos. Uma das vantagens é a concorrência que é bem menor nesses novos nichos e facilita pra quem está começando, agora é preciso a ousadia, a vontade de ser empreendedor, a capacidade de tornar aquela oportunidade em sucesso. Mais importante ainda é citar que seja em qualquer nicho, novo ou um nicho já muito explorado, é preciso dedicação e muito trabalho, além de bastante perseverança para conseguir êxito. Todo mercado para quem não faz análises e pesquisas de mercado é um novo mercado desconhecido e com armadilhas imprevisíveis.

Fernando Félix

Bacharel em Administração, Embaixador da FazINOVA, CEO da Geração de Ideias. Web developer, Blogueiro e estudante de Marketing Digital. Fez parte do Grupo ADTV, condutor de turismo, administrador do Colmeia Viva e do serviço de hospedagem FeHost dono de vários projetos online. Atualmente trabalha como Gestor do Cad. Único e nos seus projetos.

Website: http://fazermarketing.com/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *